Redondo e Évora
Âmbito da Intervenção
A empreitada de construção do troço da Linha de Évora entre Évora Norte e o Freixo, compreende a execução dos seguintes trabalhos:
-
Criação de nova plataforma de via-férrea, numa extensão de 20,5 km
-
Execução de uma estação técnica
-
Construção de 13 Obras de Arte Correntes (oito Passagens Superiores; três Passagens Inferiores e duas Passagens Agrícolas)
-
Construção de seis Obras de Arte Especiais (Pontes Ferroviárias):
-
Ponte sobre a Ribeira do Freixo, com 284 m de extensão;
-
Ponte de Machede, com 119 m de extensão;
-
Ponte das Bicas, com 220 m de extensão;
-
Ponte da Pardiela, com 358 m de extensão;
-
Ponte da Palheta, com 575 m de extensão;
-
Ponte do Freixo, com 180 m de extensão.
-
A nova plataforma de via férrea e as Obras de Arte estarão preparadas para uma futura duplicação da via.
Benefícios
-
Aumentar a competitividade:
-
redução de tempos de percurso e custos de transporte
-
aumento da capacidade: circulação de comboios de mercadorias com 750 m
-
-
Melhorar as ligações internacionais do CIS
-
Criar condições para a interoperabilidade europeia:
-
assegurará a circulação de comboios de mercadorias com 750 m em via única eletrificada (25 kV-50 Hz) sobre plataforma para via dupla, balastrada com carril UIC60 e travessa de betão polivalente, ficando assim preparada para, no futuro, receber a bitola europeia.
-
Financiamento Comunitário